Le Parkour esporte arte

Le Parkour esporte arteEu pratico Le Parkour a 1 ano e a cada dia que faço aprendo algo novo. O Parkour se baseia na superação de limites, depois de um bom tempo treinando, você consegue coisas que antes achava impossível. Você aprende a interagir com o ambiente, e você se torna livre. É como se seu corpo estivesse ficado sempre no piloto automatico, aí você descobre pela primeira vez que é capaz de controlá-lo.








O Parkour é uma arte, uma disciplina. Tem alguma semelhança com as artes marciais, com um diferencial: ao invés do treinamento que objetiva a luta, o treinamento no Parkour tem como objetivo a fuga.
Não é um esporte, mesmo porque não existem competições de Parkour. O desafio está em superar os próprios limites. O que a princípio era impossível, após algum tempo de treinamento é perfeitamente realizável.

Os praticantes são chamados de traceurs (ou traceuse para as mulheres).
Os traceurs aprendem técnicas para passar qualquer obstáculo utilizando somente seu corpo. Com movimentos harmoniosos, naturais, os obstáculos são vencidos como se fossem partes dos próprios traceurs.

O Parkour é uma prática solitária, na qual concentração e dedicação são essenciais, mesmo porque um movimento mal executado pode causar danos físicos, e até a morte.

A repetição dos movimentos é importante, e esses movimentos são variados, o que demonstra a necessidade de além de uma técnica básica, os traceurs tenham consciência de seus limites, para que possa executar uma Run.

Uma run é uma espécie de circuito, onde dois pontos, A é o ponto de saída e B o ponto de chegada. Ao correr de A para B, os traceurs enfrentam vários obstáculos (muros, lugares altos, etc.) utilizando apenas as técnicas treinadas.

Lembra mesmo uma fuga, onde os obstáculos devem ser ultrapassados com facilidade, agilidade, naturalidade e rapidez.


Le Parkour esporte arte


O Parkour teve origem na França, nos anos 80, quando David Belle adaptou algumas técnicas utilizadas por seu pai na Guerra do Vietnã. Dedicado, passou a treinar e aprimorou as técnicas. O Parkour passou a ser conhecido a partir de algumas reportagens realizadas com David Belle.

Le Parkour esporte arte


Segundo David Belle, o espírito no Parkour é guiado em artes a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.



O objetivo dos traceurs é alcançar maior eficiência, jamais uma melhor performance.

Para a prática do Parkour é necessário um bom preparo físico, alongamento e aquecimento antes do treino. Deve-se usar calça e camiseta leves e um bom par de tênis. A utilização de luvas não é recomendada.

A busca de constante superação de obstáculos e limites fazem o Parkour ser considerado por algumas pessoas uma verdadeira filosofia.










5 Responses to "Le Parkour esporte arte"

  1. Carambaa, eu acho incrivel a destreza dos praticantes do Parkour...legal seu post..adorei

    ResponderExcluir
  2. ´Me parece mais que um esporte! Objetivar a fuga e não a luta é um ponto positivo, além de poder ser praticaddo em lugares mais urbanizados! Interessantíssimo!!! Jane

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua visita,e parabéns pelo seu Blog.-Estou te seguindo.-Um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita,e parabéns pelo seu Blog.-Estou te seguindo.-Um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. mto bem esse post, sou apaixonado por le parkour e n pude deixar de ler =)

    http://kelecatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir