Pesquisar

06/06/2012

Comer e beber água engorda?

Que beber água enquanto se almoça ou janta não é indicado, todo mundo sabe. Mas o porquê disso é sempre uma dúvida. Existem três motivos básicos: o primeiro é porque o excesso de líquidos diluiria o suco gástrico, atrapalhando a digestão; o segundo é porque a água incharia o estômago; o terceiro é porque o líquido pode conter calorias.









Sobre o primeiro motivo: para quem defende esta teoria, a explicação é que o excesso de líquidos muda o pH ácido do estômago, por diluir o suco gástrico, atrapalhando a digestão. O problema não é relacionado ao ganho de peso, e sim, à dificuldades digestivas.

Sobre o segundo motivo: quanto maior o volume ingerido, maior vai ficando o estômago das pessoas. Desta forma, com o tempo será necessário um volume maior de alimentos para saciar a fome, o que paulatinamente leva ao ganha peso. Se o líquido ingerido tiver gases, como refrigerantes e água com gás, a liberação dos gases pode aumentar ainda mais a expansão gástrica.

Sobre o terceiro motivo: se o líquido que você ingere é água, evidentemente ele não contém calorias. Mas se é um suco lotado de açúcar, creme com leite condensado ou qualquer outra bomba, com certeza você estará colocando mais calorias na sua dieta. Nem preciso comentar…




Quero lembrar que a água e outros líquidos são importantíssimos para a saúde, para evitar celulite, manter o tônus da pele e dos músculos, propiciar boa circulação, manter o metabolismo em dia, fazer o intestino funcionar… Então, a melhor idéia é consumir líquidos durante o dia todo, no intervalo das refeições, OK?
Para quem não aguenta ficar sem líquidos durante as refeições, o primeiro passo é ingerir a menor quantidade possível. No máximo 150 ml (um copo americano) de líquidos sem gás. Que tal um suco? É uma opção bastante saudável, cheia de vitaminas, antioxidantes, minerais e alguma fibra.

Conclusão: o líquido durante as refeições pode engordar por si só ou atrapalhar o controle do apetite a médio e longo prazo.











Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos