Pesquisar

25/08/2012

Como melhorar o desempenho do Windows 7

Digamos que o seu computador seja um daqueles mais antigos, não muito moderno com processador dual core ou acima, tenha pouca memória e por um acaso você queira aumentar ainda mais a performance do Windows 7 no seu PC. Eis a seguir 5 dicas para melhorar o desempenho do Windows 7 no seu computador:



















1. Desabilite os efeitos Aero
Uma das coisas que mais pesam no desempenho do seu computador é o efeito Aero. Se você não liga muito para o visual e sim para o desempenho desabilite-o.
Para isto vá até Painel de Controle > Aparência e Personalização > Personalização e selecione o tema“Windows 7 Basic”.



2. Desative outros efeitos visuais desnecessários

Mesmo ativando o tema “Basic” o seu Windows 7 ainda continua com alguns efeitos visuais que para quem quer ter performance não são tão necessários.
Para desativar outros efeitos visuais desnecessários digite sysdm.cpl na caixa de busca do Menu Iniciar, em seguida click na aba “Avançados”, depois click em “Configurações…” (o primeiro botão de três), e por fim selecione a opção de “Ajustar para obter um melhor desempenho” e click em OK.



3. Desabilite a desfragmentação automática dos discos

Por padrão o Windows 7 vem com a opção de desfragmentação automática dos discos habilitada, que por sinal também deixa o seu sistema devagar quando está sendo executado.
Para desabilitar esta opção digite "desfr" na caixa de busca no Menu Iniciar e click no programa Desfragmentador de Disco da lista. Com o desfragmentador aberto, click em “Configurar Agendamento” e em seguida desmarque a opção “Executar seguindo um agendamento (recomendado)”. Por fim click em OK e depois em fechar.



4. Desligue a varredura automática do Windows Defender

Assim como no Vista o Windows 7 também vem com o Windows Defender, e que para quem ainda não sabe, serve como anti-spyware. Uma coisa que podemos fazer para melhorar o desempenho é desablitar a varredura automática, que vem habilitada por padrão e deixa o seu computador mais lento quando está em execução.
Para isto vá até a caixa de busca do Menu Inciar e digite Windows Defender e click nele. Ao abrir o programa click em “Ferramentas” e em seguida em “Opções”. Na próxima janela desmarque a caixa de“Escanear automaticamente o meu computador (recomendado)”, clique em “Salvar”, e em seguida comfirme.



5. Desative a Cópia de Sombra de Volume

A Cópia de Sombra de Volume, serve para realizar backups de todos os seus arquivos. O que é uma função praticamente inútil, pois uma vez que a Restauração de Sistema está habilitada, são criadas cópias dos principais arquivos de sistema. O mais recomendado mesmo para os usuários domésticos é a realização do backup dos seus arquivos pessoais periodicamente.
Para isto digite "services.msc" na caixa de busca do Menu Iniciar, em seguida click no programa da lista. Ao abrir a nova janela, faça uma busca pelo serviço “Cópia de Sombra de Volume” da lista da direita. Quando o encontrar, dê dois clicks nele. Uma nova janela se abrirá. Agora selecione “Desativado” da lista na opção de “Tipo de inicialização”.




Pronto! Depois de dasativar, desabilitar e desligar todas as opções citadas acima, provavelmente o seu computador terá um melhor desempenho rodando o Windows 7. Que tal?











Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos