Pesquisar

04/09/2012

O Lagarto com o visual mais estranhos e esquisitos

O lagarto folho de pescoço, ou lagarto Frilled também conhecido como o Dragão Frilled, (Chlamydosaurus kingii) é assim chamado por causa da juba grande de pele que normalmente fica dobrada contra a sua cabeça e pescoço. O folho do pescoço é apoiado por longos espinhos da cartilagem e, quando o lagarto tem medo, ele gapes sua boca mostrando um revestimento brilhante rosa ou amarelo, e as chamas folho fora, exibindo brilhantes escalas laranja e vermelho. O babado também pode ajudar na termorregulação.




Lagartos Frilled, ou frillnecks, são membros da família dragão que vivem nas florestas tropicais e temperadas e florestas de savana do norte da Austrália. Eles passam a maior parte de suas vidas nas árvores, mas ocasionalmente descem para se alimentar de formigas e pequenos lagartos. Outros itens de menu incluem aranhas, cigarras, cupins, e pequenos mamíferos.



Eles variam em cor e tamanho de região para região. Em média, os adultos maiores atingem cerca de 3 pés (0,9 metros) da cabeça à cauda e pesa até 1,1 libras (0,5 kg).
Seus principais predadores são aves de rapina, lagartos, cobras maiores, cães selvagens e gatos selvagens. Eles não estão actualmente ameaçadas ou protegidas, mas a redução de habitat e da predação em algumas áreas, em especial por gatos selvagens, está afetando suas populações.
As fêmeas depositam 8-23 pequenos ovos em um ninho subterrâneo, e filhotes emergem totalmente independente e capaz de caçar e utilizando sua juba. Sua vida na natureza é desconhecida, mas os espécimes em cativeiro ter vivido 20 anos.












Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos