Rever filmes e reler livros pode ajudar a ter autocontrole

Um estudo do Instituto de Pesquisa em Vícios da Universidade de Buffalo (EUA) descobriu que rever filmes e séries e reler livros amados podem ajudar as pessoas a ter autocontrole.










Friends, por exemplo, é um seriado de comédia americano que durou 10 anos, acabou em 2004, mas passa até hoje na TV a cabo. As 10 temporadas já se repetiram seguidamente diversas vezes, mas milhares ainda sentam todos os dias em frente à telinha para rir da velha piada mais uma vez.
Uma pesquisa recente prova que assistir TV pode ter pelo menos um lado bom.
Autocontrole não é a mais fácil das características humanas. É preciso muita força de vontade e energia mental para não chamar alguém de “idiota” durante uma discussão, ou para não comer uma segunda fatia de bolo de chocolate durante uma dieta.
Quanto mais nos esforçamos, mais nosso autocontrole se esgota. Uma forma de restaurá-lo, ou revigorá-lo, seria muito bem-vinda, não é? É o que o novo estudo sugere: que assistir programas que você já gosta de novo pode ser uma boa maneira de reganhar autocontrole.




A pesquisadora Jaye Derrick queria ver se os poderes restauradores de assistir a um programa de TV familiar tinha qualquer efeito sobre nossas reservas de autocontrole.
A teoria de Derrick é que ver televisão ou um filme, ou ler um livro, pode restabelecer o autocontrole, pois funciona como um substituto social.
Conversar e compartilhar algumas risadas com os amigos é um evento social positivo que aumenta o humor e restaura o autocontrole. Derrick suspeitava que “se retirar” para um mundo familiar de ficção poderia proporcionar os mesmos benefícios que as experiências da vida real.
Os participantes do estudo responderam um questionário diariamente durante duas semanas que envolvia questões sobre estresse, esforço de autocontrole, mundo ficcional e humor. Além disso, atividades como reler um livro foram acompanhadas.
Os resultados revelaram que as pessoas “fugiam” para um mundo ficcional para buscar alívio de situações estressantes.
Quando se deparavam com uma repetição de um programa ou livro favorito, isso melhorava seu autocontrole.
“Assistir esses personagens sociais que nós apreciamos tanto, ver ou lembrar desses rostos familiares, é revigorante, como sair com uma pessoa querida”, explica Derrick.
A cientista acredita que as pessoas gostam de reassistir ou reler as coisas porque se sentem confortáveis com o enredo e com os personagens; elas não têm que exercer qualquer esforço extra. Quando as pessoas veem um novo episódio de um seriado que já gostam, por exemplo, investem muita energia mental para acompanhar a história.
“Já quando estamos vendo algo que já vimos, podemos apenas sentar e nos divertir”, explica Derrick. “Esse clima positivo é energizante”.
Conclusão? Enquanto muitas pesquisas sugerem que passar muito tempo na frente da TV pode ser prejudicial, assistir seus episódios favoritos ocasionalmente pode ser benéfico. E há sempre a oportunidade de reler aquele romance interessante.




Segundo o site bodyodd

3 Responses to "Rever filmes e reler livros pode ajudar a ter autocontrole "

  1. Postagem bem interessante. Parabéns

    Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler livros,pena que sejam muito e muito caro,tenho sempre que comprar usados.

    ResponderExcluir
  3. bom texto, já havia reparado nesse tal "substituto social" nos momentos de desestresse, é uma bela duma higiene mental.

    ResponderExcluir

Produtos em destaque no site

Promoções imperdíveis!