Pesquisar

13/12/2012

Como tornar-se mais inteligente

Não olhe para o que outra pessoa tem, mas sim para o que você tem e pode oferecer.













Como tornar-se mais inteligente



Melhore sua memória. Muito do que é geralmente considerado inteligência é simplesmente a capacidade de lembrar as coisas bem. Você pode melhorar sua capacidade de reter e recordar memórias em uma variedade de maneiras, incluindo o uso de mnemônicos e prestando mais atenção aos detalhes.

Estude mais efetivamente. Se você tem um branco quando o professor lhe pergunta algo ou se você se sai mal nos exames, você pode não estar estudando bastante. Mesmo se você estuda muito, melhorar suas habilidades de estudo pode fazer uma grande diferença. Uma variedade de artgos do wikiHow oferece dicas para ajudá-lo.

Leia muito. Praticamente tudo o que os seres humanos sabem pode ser encontrado impresso, seja em livros e revistas ou na internet. Tornar-se um leitor voraz vai expor você a mais ideias e informações. Se você é um leitor lento, considere aumentar a sua velocidade de leitura. Considere fazer notas e talvez procurar uma ou duas palavras no dicionário.

Seja mais curioso. Como algumas pessoas sabem tanto? Habilidades de memória em boas condições são apenas parte da resposta: você também precisa ser curioso. Se você estiver satisfeito em passar pela vida com pouca ou nenhuma compreensão das coisas com que você não está familiarizado, não vai aprender muito. Faça um esforço consciente para ser mais curioso, lembrando-se que desenvolver sua curiosidade ampliará seus horizontes e ajudará a torná-lo mais inteligente.

Pesquise. Curiosidade sem iniciativa é como ter um carro que está sem gasolina — não vai levá-lo em qualquer lugar. Felizmente, quando se trata de conhecimento, você nunca está longe de se sair bem. Se você ler uma palavra que não conhece, procure no dicionário. Se você quer saber como os aviões voam, leia um livro sobre isso. Se você quiser saber mais sobre política, pegue um jornal. Com o acesso à internet agora difundido, há menos desculpa para não encontrar algo que você queira saber.

Aprenda a procurar. Se você souber como usar referências, utilizando uma ferramenta de busca da internet, você será capaz de encontrar as informações que deseja mais rapidamente e eficazmente. Habilidades eficazes de pesquisa alimentarão sua curiosidade, porque você vai se tornar mais confiante em sua capacidade de acessar o conhecimento. Se suas habilidades de investigação deixam algo a desejar, faça uma aula ou um workshop sobre como pesquisar, pergunte a um bibliotecário ou professor ou simplesmente pratique pesquisando. Ou apenas aperte as abas de "ajuda" dos programas de computador e internet e leia.

Descubra sozinho. Há muito mais a ser dito sobre inteligência do que o que está no "livro dos espertos". Todos nós podemos aprender a executar tarefas diárias no trabalho, casa e escola. Se você não sabe como fazer alguma coisa, resista a pedir para alguém para fazê-lo para você ou mostrar-lhe como. Na maioria dos casos, você será capaz de descobrir por seus próprios meios, por tentativa e erro ou pesquisando. Embora geralmente leve mais tempo para descobrir algo sozinho, você vai aprender mais sobre o processo global e lembrará melhor de tudo. Mais importante ainda, você vai exercer suas habilidades de resolução de problemas em vez de suas habilidades de "fazer o que o outro disse".

Exercite sua mente de maneiras diferentes. A maioria de nós é bom em coisas que fazemos naturalmente ou nas atividades que fazemos todos os dias. Desafiar a si mesmo para aprender uma nova habilidade ou pensar de maneira diferente, no entanto, fará você se tornar mais inteligente. Escolha algo que você gostaria de aprender a fazer (tocar acordeom, por exemplo, ou um assunto que não saiba muito bem - talvez matemática) e concentre-se nessa coisa. Inicialmente, você pode ficar desconfortável e sentir-se ainda menos inteligente do que você é, mas se você estudar ou praticar diligentemente, vai se tornar mais confiante e vai fazer novas conexões em sua mente.

Ensine os outros. Para ensinar algo a alguém, você tem que saber isso muito bem. Quando você tenta explicar uma ideia ou habilidade para outra pessoa, não só vai se lembrar melhor você mesmo, como também verá que as perguntas da outra pessoa irão ajudá-lo a descobrir o quão bom você realmente é e se sabe o que está falando.

Aprenda uma nova palavra a cada dia. Vá ao dicionário e encontre uma palavra que você não saiba, então pratique seu uso durante todo o dia. Quando você se deparar com uma nova palavra, procure.

Encontre um hobby que lhe interesse. Muitas pessoas aumentam sua inteligência tentando ficar melhores em algo em que já são boas. Por exemplo, um programador de computador fica mais inteligente se souber C++, e isso também pode ajudá-lo com seu trabalho.




Não se limite ao que seus professores lhe dão. Se você já sabe tudo sobre seu nível escolar, não pare de estudar. Tente o trabalho de ensino médio e, em seguida, o de nível superior — tudo para desafiar a si mesmo.

Não se limite a "assuntos inteligentes". Saiba mais sobre tudo o que lhe interessa, pois isso normalmente levará a um interesse que está dentro de "assuntos inteligentes". Você não tem que começar com física nuclear para ser inteligente.

Além da observação, sempre procure novas formas de aprendizado. Se você não for bom em leitura, tente ver ou conversar com as pessoas e até mesmo ver TV - existem muitos canais educativos.

Não aprenda simplesmente por aprender, não vai funcionar. Encontre uma maneira de estar interessado no assunto, tornando-o divertido; você vai aprender mais rápido e lembrar-se melhor do que aprendeu.

Sempre lembre-se de que você não pode saber tudo. Por que você iria quer? Ser bom em uma ou duas coisas pode ser mais valioso do que ser considerado brilhante.

Alguns psicólogos dizem que há vários tipos de inteligência, tais como inteligência interpessoal (como interagir e conviver com pessoas) e inteligência corporal (coordenação, capacidade atlética). Não negligencie esses aspectos em si mesmo. Mesmo que eles não façam você "mais inteligente", eles podem ajudá-lo a levar uma vida mais feliz, mais plena.

Durma o suficiente. Alguns pesquisadores dizem que enquanto você dorme, seu cérebro faz novas ligações. Por exemplo, se você não sabe como executar uma equação matemática completamente e você ';'dormir com ela na cabeça, há uma chance de que seu cérebro trabalhe na resposta enquanto você dorme.

Aprenda um novo idioma, pois pode abrir as portas para outras fontes de conhecimento.

Aprenda a arte da visualização.

Use seu novo conhecimento para ajudar as pessoas. Seja voluntário como um tutor para ajudar outros que estejam com dificuldades em aprender. Lembre-se de que o conhecimento é algo para ser compartilhado e a ser usado para uma sociedade melhor, não apenas para si mesmo.

Evite o uso de álcool e drogas. O uso prolongado ou abuso dessas substâncias pode danificar as células do cérebro e tornar você menos capaz de se concentrar.

Não fique deprimido quando você falhar em qualquer tentativa; basta manter-se tentando até que você tenha êxito.

Não olhe para o que outra pessoa tem, mas sim para o que você tem e pode oferecer. Se você prestar atenção em quão "inteligente" alguém é, isso limitará a oportunidade para você se tornar mais inteligente.

Não exagere. Ser mais esperto do que você precisa não vale a pena, pois isso pode causar traumas físicos e sociais.





Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos