Pesquisar

20/01/2013

Google quer substituir senha por objetos pessoais

Com um toque rápido no seu computador com o anel no seu dedo e pronto. Quer uma maneira mais fácil de entrar em sua conta do Gmail.













Especialistas em segurança afirmam que as senhas tradicionais que usamos na Internet não são mais seguras o suficiente e o Google está pensando em meios de substituí-las por objetos pessoais. Uma alternativa seria colocar um anel no dedo e tocá-lo no computador para fazer a autenticação no Gmail, por exemplo.




Uma das ideias da gigante é a de usar um minúsculo cartão com criptografia que, quando inserido em um leitor USB, faz o login do usuário. O processo deve ficar mais simples ao longo do tempo, com a possibilidade de incluir essa criptografia em outros dispositivos, como smartphones - e anéis.
Gostaríamos que seu smartphone ou anel sejam capazes de autorizar um novo computador com um toque nele, mesmo em situações nas quais seu telefone possa estar sem conectividade, diz o Google. Conforme a Wired, isso significa, é claro, que você terá que comunicar as autoridades rapidamente se tiver esses objetos furtados.
A companhia vai publicar suas ideias em um artigo que sairá no final do mês na IEEE Security & Privacy Magazine. Esse conceito, porém, ainda está longe de virar realidade. Para tanto, é preciso fazer modificações nos navegadores e convencer os administradores de sites – e, porque não, os próprios usuários – a adotarem o protocolo.

Segundo os sites wired,adrenaline

Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos