Pesquisar

30/04/2013

As maiores boy bands de todos os tempos

Na tradução literal, “Boy band” é uma banda de meninos. Embora essa expressão para designar o conceito de grupos musicais formados por garotos bonitos tenha surgido nos anos 1990, as boys bands estão presentes em toda a história da música pop. Desde os anos 1960, elas levam meninas apaixonadas à loucura! Não importa o estilo (eles são os mais variados) e tampouco a qualidade musical (muitas são bem fracas, inclusive) . O que importa é ter integrantes gatinhos, com aquela carinha de bom moço e hits melosos com refrões que grudem na cabeça como chiclete.




Beatles

Uma das bandas mais importantes e influentes de todos os tempos é considerada por muitos a primeira boy band da história do pop por ser formada por garotos. É claro que a banda passou por muitas transformações e foi uma das mais originais e inovadoras de todos os tempos, mas quando surgiu, tinha todas as características de uma boy band. Os então garotos John Lennon, Paul Mc Cartney, Ringo Starr e George Harrison tornaram-se ídolos dos jovens nos anos 1960. O marketing dos Beatles, logo que surgiu, era voltado para agradar ao público adolescente com o estilo das roupas, cabelos e o estilo musical.

Menudo

Quem não se lembra de Robby, Ricky, Charlie, Roy e Ray? Se você tem mais de 30 anos, certamente se lembrará. E se você tem menos de 30, pelo menos já ouviu falar da boy band latina mais conhecida de todos os tempos. O grupo originado nos anos 1980 em Porto Rico levou milhões de adolescentes à loucura com seus hits “Não se reprima” e “Se Tu não Estás”. Eles estiveram no Brasil em 1985 e lotaram o Estádio do Morumbi. Os integrantes do grupo foram sendo substituídos ao completar 17 anos e isso acabou afetando o sucesso da boy band que se extinguiu em 2003, depois de muitas formações.

Dominó

“Manequim, seu sorriso é um colar de marfim!”. O criador da boy band brasileira foi o apresentador Gugu Liberato que reuniu Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues e os lançou pela sua produtora na época, a Promoart. Os garotos fizeram muito sucesso nos anos 1980 e venderam cerca de 6 milhões de discos no Brasil. Eles participaram de inúmeros programas de televisão e até de filmes como Os Fantasmas Trapalhões. O ápice do sucesso foi em 1987, quando lançaram a música “P da vida”. Uma curiosidade é que os atores Rodrigo Faro e Rodrigo Phavanello fizeram parte da banda em uma de suas formações.

Backstreet Boys

Os Backstreet Boys foram uma das boys bands mais significativas do passado recente da história do pop. Qual a adolescente que não suspirou ao ver o quinteto formado por AJ, Howie, Brian, Nick e Kevin em ação? Eles surgiram em 1994, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos, com o primeiro single "We´ve Got It Goin´On", que não foi lá essas coisas em termos de sucesso, mas, de certa forma chamou a atenção da garotada. A carreira da banda decolou mesmo com o álbum Millenium, de 2000, que vendeu 10 milhões de cópias em todo o mundo. Um dos clássicos do Backstreet Boys (e um clássico do gênero) é o hit "I Want It That Way", de 1999.

'N Sync

Junto com os Backstreet Boys o 'N Sync também marcou presença na cena pop do fim dos anos 1990 com a fórmula garotos bonitos mais músicas melosas. Eles surgiram nos Estados Unidos em 1997 e o nome 'N Sync é uma sigla formada pelas últimas letras dos nomes dos integrantes: Justin, Chris, Joey, Lansten e JC. Os garotos venderam 42 milhões de álbuns e foram um verdadeiro sucesso. Foi o 'N Sync que revelou ao mundo Justin Timberlake que, alguns anos depois, lançou-se em carreira solo como cantor e também como ator. Na época ele tinha cachinhos e um visual bem diferente. Uma curiosidade do grupo é que O 'N Sync cantou com grandes artistas como Elton John, Aerosmith, Britney Spears (nessa época namorada de Justin), Mary J. Blige e Michael Jackson, entre outros do mesmo quilate.

Jonas Brothers

Tem muita gente que considera a boy band formada pelos irmãos Kevin Jonas, Joe Jonas e Nick Jonas uma das mais competentes do estilo. Isso pela qualidade musical das canções e dos músicos. A banda americana de rock deu certa credibilidade ao estilo, geralmente não muito bem visto pela crítica. Os irmãos foram criados na religião cristã e desde muito pequenos tocavam instrumentos, cantavam e representavam em atividades da igreja. Isso deu a eles uma base musical sólida e os diferenciou da maioria das bandas do gênero. Eles optaram também por dar uma linha mais punk rock às canções, deixando de lado as musiquinhas melosas típicas das boy bands.

Five

A boy band britânica foi um enorme sucesso. Os garotos Scott Robinson, Ritchie Neville, J Brown, Abs Breen e Sean Conlon lançaram seu primeiro disco em 1998 orientados pelos mesmos produtores das Spice Girls. O primeiro single da banda, Slam Dank chegou ao topo nas paradas da Inglaterra. Os integrantes da sempre compuseram suas canções. Os garotos do Five estiveram três vezes no Brasil: a primeira em 1999, a segunda em 2000 - no Rock in Rio no mesmo dia dos shows de Britney Spears - e em 2001, ano que a banda anunciou seu término. Em toda a sua trajetória o Five vendeu mais de 20 milhões de discos.

Hanson

Os três loirinhos do Hanson chamaram a atenção nos anos 1990 pela beleza e talento. A banda foi formada em 1992, nos Estados Unidos pelos três músicos mirins e irmãos Clarke Isaac (guitarra e voz), Jordan Taylor (piano e voz) e Zachary Walker Hanson (bateria e voz). Quando a banda surgiu, Ike, Tay e Zac tinham apenas 16, 13 e 11 e impressionaram pela competência musical (a habilidade com os instrumentos e as composições próprias), a pegada rock misturado com Soul e R&B e a influência de grupos dos anos 1950, 1960 e 1970. Em 1995, os garotos lançaram seu primeiro disco “Boomerang” e a partir daí, foi sucesso imediato.

New Kids on the Block

Os sucessos dos meninos do New Kids on the Block, também conhecido como NKOTB agitou muita baladinha de trintonas de hoje. Jordan Knight, Jonathan Knight, Joe McIntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood se juntaram em 1986, em Boston, nos Estados Unidos. O sucesso foi imenso e a banda emplacou vários hits como "You Got It (The Right Stuff)", "Please Don't Go Girl", "Hangin' Tough" e a mais tocada da banda "Step by Step". A banda esteve no Brasil em 1991, no festivak Rock in Rio. Mas em junho de 2012, 21 anos depois, os já não mais garotos voltaram ao Brasil em um show em São Paulo. Eles relembraram os antigos sucessos da banda e deram um banho de sensualidade.

Take That

O Take That é uma das boy bands que também fez história. Os garotos Gary Barlo, Mark Owen, Howard Donald, Jason Orange e Robbie Williams causaram furor entre as meninas. Formado em Manchester em 1990, o grupo fez um enorme sucesso e vendeu mais de 30 milhões de cópias entre 1991 e 1996, ano em que a banda acabou. Entre os principais sucessos estão Back For Good, Patience, Rule The World e How Deep is Your Love? A banda é lembrada por ter revelado Robbie Williams, que se tornou uma megaestrela solo na Europa depois que o grupo se dissolveu. Em 2012, o Take That recebeu o prêmio Ivor Novello por sua contribuição para a música britânica.

Boyzone


A banda Boyzone surgiu em 1993 na Irlanda. O produtor e empresário Louis Walsh, o mesmo do Westlife, reuniu Keith Duffy, Stephen Gately, Mikey Graham, Ronan Keating e Shane Lynch e criou o conjunto que fez muito sucesso em seu país e também na Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e também na Europa e aqui no Brasil. O primeiro disco do Boyzone "Said and Done" foi lançado em 1995. Nos anos seguintes eles gravaram mais dois álbuns “A Different Beat” e “Where We Belong” (1996 e 1998) e, posteriormente, algumas compilações. Apesar do sucesso, um acontecimento trágico marcou a história do Boyzone, a morte de Stephen Gately. O cantor morreu em outubro de 2009, aos 33 anos de edema pulmonar.

Br’oz

A nova geração das boys bands também teve sua influência no Brasil. Em 2003 os garotos Filipe Duarte, Matheus Herriez, André Marinho, Jhean Marcell e Oscar Tintel formaram o grupo Br’oz, após vencerem o programa Popstars, exibido no mesmo ano pelo SBT. O sucesso foi estrondoso, principalmente entre a garotada. O Br’oz estourou com os hits "Prometida" e "Vem Pra Minha Vida" e em menos de um ano de estrada, a banda vendeu mais de 350 mil cópias do álbum de estreia e 35 mil exemplares do primeiro DVD. Foi mais uma das tantas bandas de sucesso meteórico. Em 2010, o grupo fez um reencontro para relembrar os sucessos em um programa de televisão.

KLB

O grupo KLB é formado pelos irmãos Kiko, Leandro e Bruno. Eles ficaram conhecidos em 2000 quando lançaram seu primeiro disco. Os garotos sempre tiveram familiaridade com a música. Eles são filhos de Franco Scornavacca, um bem-sucedido empresário do meio artístico. O trabalho dos garotos foi apresentado à diretoria da Sony Music que resolveu lançar o trio. No total, o grupo gravou oito álbuns de estúdio, sendo o mais recente KLB 3D, de 2011. O KLB esteve dois anos afastado dos palcos devido às atividades paralelas de seus integrantes. Leandro casou-se com a ex-miss Brasil Natália Guimarães, além de ter sido eleito deputado estadual de São Paulo, e Bruno lançou-se na careira de lutador de MMA.

Westlife

Assim como o Boyzone, o Westlife também é da Irlanda e foi empresariado por Louis Walsh. A banda formada Shane Filan, Mark Feehily, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden foi lançada em 1998 e fez muito sucesso. O grupo vendeu vendeu 44 milhões de discos no mundo todo, mesmo com a saída de Bryan McFadden em 2004. No total foram 11 discos, o último, "Gravity", divulgado em 2010. No ano seguinte o Westlife anunciou o fim "completamente amigável"da banda. "Nunca imaginamos, quando começamos em 1998, que 14 anos depois seguiríamos gravando, tocando e alcançando sucessos juntos. Foi como um sonho que virou realidade", afirmaram na época.

Restart

O Restart é uma boy band dos anos 2000. Os jovens Pedro Gabriel Lanza, Pedro Lucas Munhoz, Lucas Kobayashi e Thomas Alexander Machado D'Ávila se conheceram em 2004 e, em 2008, fundaram o Restart. O estilo é o emocore. Eles divulgaram suas músicas na internet e ganharam popularidade rapidamente. Passaram a fazer shows e, em 2009, lançaram seu primeiro disco. A banda vendeu 50 mil cópias em apenas sete meses. Em 2011, o Restart envolveu-se numa polêmica. Foi divulgado um vídeo na internet em que o baterista, Thomas D'Ávila, teria ofendido os moradores dos Estado do Amazonas. Ele afirmou que gostaria de ir ao Amazonas para "tocar no meio do mato". Pegou mal.

One Direction

Integrado pelos britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik e pelo irlandês Niall Horan, o quinteto One Direction (também chamado de 1D pelas fãs) foi formado na cidade de Londres, Reino Unido, em 2010. O grupo surgiu após seus membros participarem do reality show musical The X-Factor e logo chegou às paradas internacionais com hits como "What Makes You Beautiful" e "Live While We're Young". A fórmula de sucesso instantânea fez com que os meninos entrassem para o Guiness Book, o livro dos recordes, por serem os primeiros britânicos a permanecer no topo da Billboard por mais de 15 semanas.

Segundo o site ehow
Fotos Getty Images Entertainment/Getty Images
Escrito por Juliana Zaroni

Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos