Pesquisar

04/06/2014

Apenas metade dos estádios da Copa terá rede Wi-Fi




Apenas seis dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo disporão de rede Wi-Fi para que os torcedores possam conectar-se à internet, informou nesta terça-feira o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
O sistema Wi-Fi, que servirá para reforçar a possibilidade de acesso à internet nas arquibancadas e descongestionar as redes das empresas de telefonia que oferecem conexão 2G, 3G ou 4G, só estará disponível nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá.
Apenas metade dos estádios da Copa terá rede Wi-Fi
Nos estádios de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e Natal, no entanto, os torcedores terão mais dificuldades para publicar fotos nas redes sociais ou para enviar vídeos e mensagens uma vez que dependerão da conexão oferecida comercialmente pelas operadoras.
"Todos os estádios são locais de grandíssima concentração de tráfego de dados", explicou Eduardo Levy, presidente-executivo do Sinditelebrasil.
Apenas metade dos estádios da Copa terá rede Wi-Fi
Segundo Levy, o problema com a instalação da rede Wi-Fi se deveu à dificuldades nas negociações entre as empresas de telecomunicações e os administradores dos estádios, que não conseguiram chegar a um acordo sobre o preço do aluguel do espaço que as operadoras necessitam para seus equipamentos.
"O que não fizemos, não foi porque não quiséssemos. Foi porque não pudemos, não tivemos acesso", comentou Levy.
Embora nem todos tenham rede Wi-Fi, os 12 estádios disporão de um total de 3.724 antenas de telefonia celular, que atenderão os serviços de voz e dados com as tecnologias 2G, 3G e 4G, com o mesmo sistema de última geração empregado nos Jogos Olímpicos de Londres.

Toda esta infraestrutura possibilitará, por exemplo, que no período de uma hora se completem em cada estádio cerca de 300 mil chamadas de voz simultâneas, com uma duração média de 2,4 minutos cada uma.
As redes das operadoras também permitirão cerca de 24 mil conexões de dados ao mesmo tempo no período de uma hora, capacidade que possibilita o envio de uma foto de 0,55 MB em 2,5 segundos.
O número de antenas móveis e Wi-Fi instaladas é diferente em cada sede e, portanto, também o é a capacidade das conexões.
Na Maracanã, por exemplo, a infraestrutura permitirá até 48 mil conexões simultâneas à internet, além de 515 mil chamadas de voz no período de uma hora, para um público de até 75 mil pessoas. EFE
Apenas metade dos estádios da Copa terá rede Wi-Fi

Metade dos estádios da Copa do Mundo não terá rede Wi-Fi










Fonte: info Fotos: Divulgação

Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos