Pesquisar

21/10/2015

Cérebro precisa de exercícios para se manter ativo

Assim como o corpo precisa de exercícios físicos para funcionar de maneira saudável, o cérebro necessita de exercícios cognitivos para se desenvolver cada vez melhor. Sob risco de não ser aproveitado como pode, um cérebro mal estimulado perde suas funções e pode até influenciar em outras partes do corpo, visto que é essa máquina que controla todo o organismo.



Você valoriza seu cérebro? Já parou para imaginar tudo o que ele faz o dia inteiro por você? Uma ótima maneira de valorizar esse órgão tão precioso é exercitá-lo constantemente. Como um músculo normal, ele também precisa de exercícios para se manter em forma. Isso ajuda você a evitar problemas de memória, concentração, e ainda aprimora suas capacidades naturais.




Maneiras práticas de melhorar seu raciocínio.

Faça coisas novas
Quando você aprende ou experimento coisas novas está estimulando seu cérebro. Essa atividade cria novas conexões neurais, aumentando seu conhecimento e capacidade cognitiva.

Faça exercícios físicos regularmente
Já é provado cientificamente que exercícios físicos aumentam as capacidades cerebrais e saúde geral de seu cérebro.

Treine sua memória
Quantas vezes sua memória já deixou você na mão? Talvez na hora da prova ocorreu o famoso “branco”. Se você desenvolver a disciplina de memorizar os principais números de sua lista de contatos, por exemplo, já é uma ótima maneira de treinar sua memória.

Seja curioso
Ao invés de aceitar passivamente todas as informações, desenvolva o hábito da curiosidade. Pesquise, questione e investigue coisas que te interessam.

Pense positivamente
O estresse e ansiedade são péssimos para saúde do seu cérebro. A tensão atrapalha o raciocínio e não ajuda você a pensar clara e objetivamente.

Coma de maneira saudável
Dietas saudáveis e equilibradas são essenciais para a saúde de seu corpo e mente, da mesma forma como os exercícios físicos. Algumas sugestões são frutas frescas, vegetais, peixes e outros alimentos com Omega-3.

Tenha o hábito da leitura
Além de ajudar você a aliviar a tensão e estresse, a leitura também ajuda você a exercitar a imaginação.

Durma bem
Pense no descanso como uma desintoxicação do cérebro. Ele ajuda esse órgão a regenerar as células, remover toxinas e preparar-se para as tarefas do dia seguinte.

Não use GPS
Com a popularização do GPS, muitas pessoas ignoram a importância dos mapas. Esse tipo de hábito ajuda você a treinar sua capacidade de noção espacial e raciocínio.

Não use a calculadora
Tenha a mesma disciplina dos tempos de escola e evite usar calculadoras durante o dia a dia, pois esse hábito pode deixar seu cérebro “enferrujado”. Além disso, é uma ótima forma de manter o cérebro ativo e pronto para exigências cognitivas diárias.

10 dicas para manter o cérebro turbinado.

1. Aprenda uma palavra nova por dia com a ajuda de um dicionário, e tente inseri-la em suas conversas com amigos.

2. Ao acordar, ouça as notícias do rádio ou da TV e, no decorrer do dia, tente lembra-se de algum trecho ouvido e anote-o.

3. Tente montar um novo quebra-cabeça corretamente o mais rápido possível.

4. Mude o trajeto costumeiro – à pé, de carro, moto, ônibus, etc – para onde quer que seja.

5. Se é destro, tente usar mais a mão esquerda em atividades costumeiras do dia a dia, como escovar os dentes. Se é canhoto, use a mão direita.

6. Leia ou veja fotos de ponta-cabeça e concentre-se nos detalhes.

7. Troque o lado do mouse do computador.

8. Experimentar novos pratos e sabores também é um ótimo exercício para o cérebro.

9. Caminhe para trás.

10. Troque o relógio de pulso de lado.


Cérebro Melhor é um programa de exercícios personalizados na forma de jogos que comprovadamente ajudam você a melhorar sua capacidade de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.











Novidades

Produtos em destaque no site

Veja nossas sugestões de produtos