Como cuidar dos pneus do seu carro

São eles que prendem o carro às pistas, suportam a carga do veículo, amortecem os impactos, fazem o veículo rodar, virar e parar. Definitivamente, os pneus são peças vitais para a segurança e a boa performance do veículo. Entretanto, cuidar desse item vai muito além das calibragens quinzenais. É preciso estar sempre atenta ao nível dos sulcos da borracha e ter cuidado redobrado no momento da substituição do jogo de pneus.


Para ajudá-la a manter a qualidade dos pneus da sua caranga em dia, o Petrobras De Carona com Elas respondeu às perguntas e dúvidas mais frequentes sobre essa peça tão importante!


1. Qual a diferença entre o pneu diagonal e o radial?
A diferença básica entre esses dois tipos de pneu está na forma como foram construídos. O radial, considerado mais moderno, é mais rígido na região central proporcionando maior durabilidade. Além disso, o modelo dispensa o uso de uma câmara de ar. Já os chamados diagonais, ou convencionais, geram mais atrito com o solo. Tal característica causa o aquecimento do material, resultando em menor vida útil da peça. Por ter mais contato com a pista, os diagonais também demandam maior consumo de gasolina.

2. O que são e para que servem os indicadores TWI?
A sigla significa Tread Wear Indicator e corresponde às “riscas” que vêm na borracha dos pneus. O objetivo dessa marcação é indicar ao motorista quando é hora de realizar a troca dos pneus. Ou seja, quando as tais riscas chegam ao limite é sinal de que o pneu está careca e deve ser substituído. Os TWI também indicam quando há desgaste irregular da borracha, alertando sobre a necessidade de serviços básicos, como alinhamento e balanceamento.

3. Os pneus dianteiros e traseiros devem ser substituídos ao mesmo tempo?
Quando o desgaste é similar em todas as rodas recomenda-se que a troca do jogo seja feita de uma só vez.

4. Qual é o pneu ideal para o meu automóvel?
Na hora da substituição, é preciso saber o peso e a altura do veículo, a distância dos componentes das rodas, a potência do motor, a carga máxima que o automóvel aguenta e muitos outros detalhes. Mas não se preocupe, essas informações estão todas descritas no Manual do Proprietário.

5. Posso utilizar um pneu com especificações diferentes da mencionada no manual?
De jeito nenhum! Utilizar um modelo de pneu diferente do indicado pelo fabricante influencia diretamente na segurança do seu automóvel, principalmente em dias de chuva.

6. Além de seguir as especificações do fabricante, devo sempre usar a mesma marca de pneus?
Sim. Assim como utilizar um pneu fora das especificações adequadas, misturar diferentes marcas pode resultar em instabilidade do automóvel e insegurança aos passageiros. Isso porque cada marca pode usar diferentes elementos e técnicas na composição do pneu.

7. Quais os cuidados que devo tomar durante o dia a dia?
A melhor dica todo mundo já conhece bem: ficar sempre de olho na pressão dos pneus e calibrá-los a cada quinze dias. Lembre-se de que pneus murchos geram instabilidade, aumentam o consumo de gasolina e ainda elevam o risco de estouro. Já a calibragem em excesso gera desgaste irregular e prejudica o sistema de suspensão. Atenção também na hora de dirigir: em lombadas e valetas, passe sempre com o carro reto e em baixa velocidade.


Segundo o site mdemulher 

0 Response to "Como cuidar dos pneus do seu carro"

Postar um comentário