Lojas confiáveis para comprar pela internet

Logo_Homepage     Logo_Homepage     Logo     Logo 120x60     logo Logo_Homepage     Logo     Logo_Homepage     Logo Avon     Logo Logo     Logo_Homepage     Logo     Logo_Homepage     Logo - Homepage

Jovens morreu após comer açaí

A doença, causada pelo barbeiro, pode ser transmitida através do açaí



Responsáveis pelo controle da doença de chagas e leishmaniose do Acre confirmaram, neste sábado (12), que Celiana Cruz da Silva, de 17 anos, e seu marido, Francisco Maian da Costa, 18 anos, podem ter sido contaminados através do açaí. Os dois morreram no fim de fevereiro, no interior do Acre.

O pai do jovem morto pela doença, o agricultor Hernandes Costas, de 41 anos, acha que a contaminação tenha sido pelo açaí, uma vez que diz ter visto o inseto várias vezes nos cachos do fruto. “Todo mundo suspeita que foi do açaí. Eu já cheguei a ver o barbeiro nos cachos, mas não sabia que ele causava doença", contou.



De acordo com informações do portal G1, a doença, causada pelo barbeiro, pode ser transmitida através do açaí quando o inseto é, por engano, moído junto com o fruto. De acordo com a chefe do setor que cuida da doença no estado, Carmelinda Gonçalves, essa forma de transmissão é mais agressiva e resultou na morte dos dois.

"As investigações apontam que a família fazia uso do açaí constante, sempre na época do fruto. Como é um consumo artesanal, acreditamos que eles não tenham lavado o açaí antes do processo de moer", explica Carmelinda.

A chefe do setor, recomenda alguns cuidados para quem manuseia o açaí: "O ideal é, para quem faz o açaí de forma caseira, ter cuidado com a higienização do fruto. O certo é tirá-lo do cacho, colocar de molho, porque o barbeiro sobe na água", explica. Duas filhas do agricultor, de 12 e 24 anos, permanecem internadas no Hospital do Juruá em Cruzeiro, no Acre.









Fonte: noticiasaominuto  Fotos: Divulgação

0 Response to "Jovens morreu após comer açaí"

Postar um comentário

Produtos em destaque no site

Promoções imperdíveis!